domingo, 12 de fevereiro de 2012

CERCA DE 21% DOS ALUNOS QUE ESTUDAM NO YAYÁ PAIVA PERTECEM A SÃO JOSÉ. POR QUE SÃO JOSÉ PERDE TANTO ALUNO PARA NÍSIA FLORESTA?

Alexandre [Diretor do Yayá Paiva] e Carlos Silva [Editor do Blog Carlos Silva]
Essa indagação veio após uma entrevista com o Senhor, Alexandre Reinaldo da Silva, diretor da Escola Yayá Paiva, a nossa entrevista com o diretor daquela unidade de ensino se deu devido um grande número de pessoas que se aglomeraram na frente da escola para que possam conseguir uma vaga na referida escola, Alexandre nos atendeu muito bem e disse: “Todos os anos a escola aumenta a sua capacidade em receber alunos e que todos os anos é essa mesma maratona contra o tempo dos pais vindos de outra cidade para conseguir vaga no Yayá Paiva, mas o mais interessante e que estes alunos são em sua maioria da vizinha cidade de São José de Mipibu”.
Alexandre [Diretor do Yayá Paiva]
Perguntei a Alexandre sobre qual alegação os pais ou responsáveis pelos alunos solicitavam as vagas e ele disse: “São tantas as alegações, mas prefiro não entrar neste mérito, afinal eles [os pais] enfrentam a fila com a ciência de que podem ou não obter a vaga e daí quando não se consegue eles dizem suas alegações, mas apenas as escutamos, mas não podemos fazer nada, afinal não dispomos de vagas o suficiente para atender todos os pais vindos de São José de Mipibu”.
Alexandre [Diretor do Yayá Paiva] e Carlos Silva [Editor do Blog Carlos Silva]
Questionei o nobre diretor sobre os “custos” destes alunos e se o município de Nísia Floresta é quem custeia as despesas destas demandas. “Olha a escola recebe por aluno, mas seria interessante que cada aluno tivesse em sua cidade de origem, pois quando acontecem algumas eventualidades, de fato, o município é quem tem as responsabilidades com alunos de outras cidades, mas graças Deus temos feito um excelente trabalho a frente da escola e acreditamos que estamos dando conta de nossa missão, enfim...”.
De forma direta perguntei a Alexandre, Qual era o seu ponto de vista sobre essa questão, Por que São José perde tantos alunos para Nísia Floresta?
Pais de alunos mipibuenses aguardavam na fila para fazer a matrícula dos filhos
“Olha... Sinceramente eu não sei, mas que os ocupantes da pasta de educação devem ter mais atenção com a situação isso é fato. Se o Yayá não pudesse atender esta demanda? Bom mais isso não compete a mim está questionando ninguém, a escola atende a todos quantos nos procurarem dentro de nosso planejamento e estamos aí para prover essa educação de qualidade tão disputada por alunos que vêem no Yayá uma escola modelo, uma escola referência”.

A prefeitura de Nísia Floresta disponibiliza dois ônibus para pegar alunos de comunidades pertencentes à Nísia que ficam nas limitações de São José, com isso os alunos que residem em São José, utilizam estes dois transportes como forma de condução para chegar até o Yayá Paiva.
Cerca de 400 alunos de um total de 1875 são oriundos da cidade de São José de Mipibu somente o ano passado.

DO BLOG

O nosso Blog repete a pergunta da cabeça desta matéria: Por que São José perde tanto aluno para Nísia Floresta?
Para responder esta e outras perguntas nos dirigimos a Secretaria de Educação com o objetivo de conversar com a competente Secretária de Educação, Claudia Barros, mas a mesma só poderá nos receber na quinta-feira (16) ás 11:00h.
Visando contribuir ainda mais com o nosso município e atendendo mais uma vez um principio adotado por nossa página estaremos recebendo de vocês leitores e pais alguns questionamentos que devemos fazer a nobre secretária.
P.S: Lembramos que não aceitamos perguntas sem o e-mail e o nome da pessoa que está formulando as perguntas.

5 comentários:

  1. Anônimo20:40:00

    É so você visitar as escolas municipais, ate agora nenhuma esta em condições de iniciar as aulas, tem escolas com mais alunos divididos por turmas que salas pra colocar essas turmas e nada esta sendo providenciado, como é o caso de taborda, visita lá, procura o diretor e vc verá a realidade, e os alunos que terminam os estudos em taborda, não tendo mais as séries lá, todos, digo todos vão para parnamirim, não tem nem onibus para levar alunos para São José porque ninguem quer ir para lá, todos vão a parnamirim.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21:24:00

    Sobre a matéria que trata de percentual de alunos mipibuenses procurando vagas em escola de Nísia floresta: O blog indagou sobre a causa, posso afirmar com conhecimento de causa que um dos motivos é ficar longe dos olhares dos pais. Afinal de contas, quem convida novos alunos são outros que já estudam na escola. Sugiro que o blog faça uma pesquisa com os alunos de mipibu que estudam aqui, em Nísia. Além disso, existem outros indicadores,como o IDEB das escolas, que podem dar uma resposta diferente do senso comum.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22:12:00

    Caro blogueiro, li sua matéria e achei-a muito interessante. Alguns trechos deveriam ser melhor esclarecidos. Ficam entrelinhas sobre as causas de 21% dos alunos de uma escola de Nísia Floresta serem oriundos de São José de Mipibu. Conheço a maioria dos professores de São José onde meus filhos estudam e posso afirmar que lá se encontram ótimos profissionais, docentes específicos das disciplinas, com a graduação exigida para o exercício da profissão e, além disso, muito dedicados. Sendo assim, na minha humilde opinião, sugiro que o blog faça uma pesquisa com pais e alunos inclusos nesses 21% e também os resultados do IDEB das escolas, bem como a matrícula da escola e o número exato de alunos que compreendem esse percentual que o blog ou a escola apresentaram na matéria.
    Parabéns, esse tipo de matéria pode contribuir muito com o desenvolvimento das escolas de nossa região.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo07:44:00

    Parabéns ao Editor do Blog por ter puxado este questionamento, pois só assim a Secretaria de Educação se orienta e vai em busca de alternativas para que possamos mudar a nossa educação.
    Como foi aberto espaço para que possamos realizar algumas perguntas a nobre secretária, Quero perguntar com relação à reforma do Maria Aparecida que nunca termina, qual é o posicionamento da Secretária de Educação?
    Os alunos do CMEI professora Uracinda ainda continuarão naquele calor com salas lotadas e muito apertadas, afinal a estrutura não é de uma escola e sim de uma residência comum?

    ResponderExcluir
  5. Eu como Morado de sjm e aluno da Escola, Falo Por Min eu gosto Muito da Escola Yayá paiva. Mais Narios Professores de lá são professores da Rede Publica do nosso Município.
    Eu por Muitos Anos Estudei na Escola Municipal Prof. Se. Bezerra de Melo E Não Tenho do que reclamar Sobre o ensino e sim da Estrutura da Escola Por varias Vezes saia mais sedo por falta de água.
    Se Melhorasse a Estrutura da escola Não Tinha do que Reclamar

    ResponderExcluir

Muito mais notícias em apenas um click!